Conheça os benefícios da hiperautomação para o seu negócio

Baseada na ideia de automatizar tarefas simples, repetitivas – e, principalmente, processos completos que envolvem várias etapas e interações entre diferentes sistemas e aplicativos – hoje, vamos entender e descobrir os principais benefícios da hiperautomação que tem se tornado uma tendência crescente nas empresas.

 

O que é a hiperautomação?

 

Eleita como a tecnologia mais importante para o futuro – conforme classificação realizada pela Gatner –, a hiperautomação é uma abordagem avançada que utiliza diversas tecnologias para alcançar a automação completa de ponta a ponta.

Além dos processos robóticos automatizados (RPA) como base, a hiperautomação incorpora também Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (ML), Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPMS) e outras ferramentas e análises avançadas de automação.

Seu principal objetivo é transformar tarefas repetitivas – que fazem parte da rotina empresarial – em algo automatizado, aumentando a produtividade e minimizando a chance de erros.

Apesar de a automação já ser rotina em muitas indústrias, a hiperautomação representa um passo além. Ela proporciona maior segurança e inteligência às tarefas por meio da integração de diversas tecnologias.

Pode ser uma inovação assustadora em um primeiro momento – mas é importante destacar que a hiperautomação não substitui a mão de obra humana, mas sim otimiza os projetos operacionais, tornando-os mais ágeis.Confira os principais benefícios da hiperautomação:

Aumento da eficiência e produtividade

Nessa abordagem mais abrangente da automação, os ganhos mais significativos, é o de eficiência e produtividade que, desencadeia todos os próximos.

Um exemplo notável é o chatbot, que está sempre disponível para fornecer informações e realizar atendimentos, independentemente do horário ou dia da semana, possibilitando que as empresas atendam seu público de forma mais rápida, eficaz, alcançando melhores resultados.

A Anny, chatbot da Boty, além de interagir com os usuários nos primeiros momentos de uma conversa, ela pode:  

  • Consultar disponíveis no estoque;
  • Verificar preço da tabela e calcular margens;
  • Viabilizar pagamento via link ou emitir boleto;
  • Interagir com o usuário via WhatsApp;
  • Confirmar dados e gerar pedidos de vendas;
  • Analisar dados de atendimento multicanal.

Tudo isso sem perder o que é humano: uma conversa próxima e empática com o cliente do outro lado da tela.

A capacidade de oferecer um serviço mais ágil e de qualidade é um diferencial competitivo para as empresas, ajudando-as a se destacar no mercado.

E o impacto não é apenas para os clientes, os benefícios da hiperautomação refletem em quem faz o negócio acontecer no dia a dia, liberando a equipe para focar no que é mais estratégico e importante para o negócio, aumentando a sua produtividade, desempenho e satisfação no trabalho.

“A meu ver, o maior benefício da hiperautomação é a produtividade e a eliminação de possíveis erros que nós, humanos, estamos sujeitos ao realizarmos tarefas repetitivas. O robô é o braço direito de uma pessoa, equipe ou empresa – afinal, ele pode ser até 10x mais rápido e estar disponível 24 horas por 7 dias da semana – e, ainda, é capaz de executar um processo centenas de vezes em um mesmo dia sem se cansar ou interromper o trabalho por qualquer motivo. Liberando, assim, as pessoas para focar no que é estratégico para o negócio.” Luiz Afonso Ardito, Comercial na Boty.

Mais agilidade nos processos

A hiperautomação permite que seja criado e ajustado facilmente fluxos de trabalho automatizados de acordo com as necessidades em constante evolução do negócio.

O RPA da Boty – mais conhecido como Marvin – pode realizar rotinas contábeis e financeiras, fazer download de extratos e comprovantes bancários e, ainda, manipular arquivos de Excel.  

Isso oferece maior agilidade e flexibilidade para empresas, permitindo respondam rapidamente a mudanças no ambiente interno ou nas demandas dos usuários finais.

Aumento da escalabilidade

É comum vermos empresas que, enquanto pequenas, oferecem uma jornada incrível para o seu consumidor. No entanto, à medida que crescem e mais responsabilidades aparecem, enfrentam desafios como queda na qualidade do atendimento.

Quando isso acontece, geralmente é um sinal de problemas no processo de escala. Com a hiperautomação, a equipe de TI pode criar soluções escaláveis que podem lidar com volumes crescentes de tarefas e processos.

À medida que a demanda aumenta, a automação pode ser expandida para lidar com maior carga de trabalho, possibilitando que a qualidade do processo não seja afetada. Isso permite uma escalabilidade eficiente e econômica.

Melhoria da conformidade e segurança

Com a hiperautomação, a equipe de TI pode garantir uma maior conformidade com políticas de segurança e regulamentações.

Isso, acontece, porque a automação de processos pode ser configurada para cumprir procedimentos padrões e políticas de segurança, minimizando a exposição de possíveis erros e garantindo a conformidade com as melhores práticas e regulamentações relevantes.

Redução de Custos

Seguindo um estudo conduzido pela Gartner, espera-se que empresas que adotaram a hiperautomação tenham uma diminuição de até 30% nos custos operacionais até o ano de 2024. A redução de custos é um dos principais benefícios da hiperautomação nas empresas.

Ao combinar tecnologias de RPA (Automação de Processos Robóticos) com Inteligência Artificial, a hiperautomação acelera os fluxos de trabalho e permite a escalabilidade dos processos.

Isso resulta em operações mais eficientes e fluidas, eliminando retrabalhos e desperdícios de tempo e recursos associados a tarefas manuais.

A hiperautomação também pode abrir novas possibilidades de receita para as empresas. Com o processamento de dados mais avançado e a eliminação de tarefas manuais, a alta gestão pode dedicar mais tempo à análise de dados e identificação de novas oportunidades de atuação no mercado.

A economia de recursos obtida com a automação dos processos pode ser direcionada para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, o que pode gerar receitas adicionais e impulsionar o crescimento do negócio.

Entenda mais como a hiperautomação pode impactar o seu negócio, reduzindo as tarefas repetitivas e levando mais experiências únicas, para você, sua equipe e seus clientes aqui.

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